top of page
Conferencistas
Doutor em filosofia pela UFSCAR (2007), É membro fundador da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica - ABRAPFE, participa de diversos grupos de pesquisa sobre fenomenologia com interesse especial em Merleau-Ponty.
Constança Marcondes Cesar (PucCampinas)
Livre docente pela PUC Campinas (1981). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia contemporânea, ética, filosofia, hermenêutica e filosofia francesa.
Danilo Saretta Verissimo (UNESP)
Doutor em filosofia e psicologia pela USP (2009), atua como Professor Assistente Doutor na Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP). Possui como área de interesse: filosofia e psicologia da percepção; fenomenologia, Merleau-Ponty, entre outros.
Eduardo Marandola Jr. (Unicamp)
Geógrafo, Doutor em Geografia (2008) e Livre Docente em Ambiente e Sociedade (2016) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Trabalha com abordagem fenomenológica, discutindo ontologia, epistemologia e literatura, em busca de abordagens teórico-metodológicas da interdisciplinaridade contemporânea. Líder do Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia (FCA/Unicamp).
Elena Pagni
(UFJF)
Doutora em Filosofia (2010) pela Universidade de Florença (Itália). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia, com um projeto de pesquisa em fenomenologia da vida e as implicações antropológicas do conceito de encarnação na ontologia da natureza de Maurice Merleau-Ponty.
Elizia Cristina Ferreira
(Unilab)
Doutora em filosofia pela UFSC (2012). Atualmente é professora adjunta da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Atua em projetos de pesquisa extensão voltados para áreas de estética, história e filosofia da arte, performances e cultura popular.
Ericson Falabretti
(PUC Paraná)
Doutor em filosofia pela UFSCAR (2006). Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade Jean Moulin (Lyon 3), desenvolvendo pesquisa sobre estruturalismo e fenomenologia na obra de Merleu-Ponty. Em Fenomenologia, os trabalhos de pesquisa contemplam, sobretudo, a obra de Merleau-Ponty.
Fernanda Cristina de Paula
(IFMG - Ouro Preto)
Doutora em geografia pela Unicamp (2017). Atualmente é professora substituta do ensino superior e médio técnico do IFMG/Ouro Preto. Realiza pesquisas na área da Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, Fenomenologia Geográfica, História do Pensamento Geográfico, assim como riscos, vulnerabilidades e resiliência de lugares e territórios.
​
Monclar Valverde
(UFBA)
Doutor em filosofia pela UFRJ (1995) com pós-doutorados em Teoria da Comunicação (Paris V, 2002), Filosofia (UFPR, 2008) e Crítica e Estética da Comunicação (UFRB, 2018). É Professor Titular na Universidade Federal da Bahia. Coordenou o Colóquio Merleau-Ponty, no ano do centenário de seu nascimento e organizou a publicação das intervenções apresentadas no evento, no livro Merleau-Ponty em Salvador (Arcadia, 2008). Tem experiência nas áreas de filosofia e comunicação, com ênfase em estética da comunicação, fenomenologia da expressão e hermenêutica da sensibilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicabilidade, experiência estética, arte, gosto, expressão, sentido e sensibilidade.
Reinaldo Furlan
(USP - Ribeirão Preto)
Atualmente é professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Atua como professor de filosofia no curso de psicologia (graduação e pós-graduação) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Área de concentração: filosofia francesa contemporânea.
Richard Theisen Simanke
(UFJF)
Doutor em Filosofia pela USP (1997). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Suas principais áreas de atuação têm sido: história e filosofia da psicologia, história da psicanálise, teoria psicanalítica, filosofia da psicanálise, história e filosofia da ciência, fenomenologia e epistemologia.
Rodrigo Vieira Marques
(UFG)
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás e membro do Círculo Latino-americano de Fenomenologia (CLAFEN).
Wanderley C. Oliveira
(UFSJ)
Possui doutorado em Filosofia pela UFRJ (2002). Professor Associado do Departamento de Ciências da Educação e do Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Experiência nas áreas de Filosofia e Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Fenomenologia, Filosofia Francesa Contemporânea, Educação e Corporeidade.
Werther Holzer
(UFF)
Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (1998) e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Professor associado da Universidade Federal Fluminense atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, lugar, paisagem, paisagismo e projeto urbano e planejamento urbano e regional.
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: história, crítica, ética, existência e conhecimento
Doutora em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires. Professora Associada de Filosofia da Cultura na Universidade Nacional de San Martín. Membro ordinário do Círculo Latino-Americano de Fenomenologia e da Academia Nacional de Ciências de Buenos Aires.
​
​
​
​
Bacharel e Doutor em Filosofia (Universidade de Buenos Aires). Pesquisador renomado na área de metafísica e fenomenologia, especialmente na filosofia de Husserl. Professor Titular da UBA e da Universidade Católica de Santa Fé. Membro da Academia Nacional de Ciências de Buenos Aires.
bottom of page